A psicologia no Brasil é uma profissão reconhecida por lei (Lei 4.119), desde 27 de Agosto de 1962 (58 anos) e o Conselho é CRP. É uma ciência e uma profissão que se propõe a estudar a mente, o desenvolvimento e o comportamento das pessoas, ajudando-as a viverem e se relacionarem melhor consigo e com o mundo.
Especializações: O Conselho Regional de Psicologia considera 11 áreas para conceder o título de especialização: Psicologia Escolar /Educacional; Organizacional e do Trabalho; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicologia Social; Psicologia do Trânsito; Psicopedagogia; Psicomotricidade e Neuropsicologia. Outras: Sexualidade humana, Avaliação psicológica, Arteterapia, Abordagens clínicas (casal, família, criança).
Para sermos psicólogos precisamos buscar as motivações certas e a minha foi o interesse pelo ser humano e a vontade de ajudar ao próximo (empatia e paciência), além de perceber meu dom da escuta. Não buscava o auto-conhecimento, mas é algo inevitável, aliás é fundamental que estejamos em terapia para o bom exercício desta profissão. Outra coisa muito necessária é sermos desprovidos de pré-conceitos e com disposição para aceitar o outro como ele é, sem juízo de valor e dispostos a nos doar.
Minha realização vem das mudanças que vejo acontecer com meus clientes depois de um tempo de caminhada terapêutica. A nova forma de se relacionar e de se colocar no mundo, entendendo melhor a realidade e se afetando menos com ela. Buscando o que quer e conquistando. Isso é fantástico! De fato para mim esta profissão me traz muita alegria e me faz sentir realizada . É um privilégio ser psicóloga. Eu acredito que quando fazemos o que gostamos, então acreditamos, vibramos e nos desenvolvemos. Cuide-se