Bula da Gestalt Terapia
Composição: A GT contém uma relação dialógica com a presença pessoal do terapeuta e sua atenção toda voltada para o cliente. Contém momentos de reflexão, os quais poderão ocasionar dor e lágrimas, mas são curativos. Contém doses de muita intimidade podendo chegar ao “EU-TU”, sendo isso extremamente esperado pela administração de GT.
Informações ao paciente:
Cuidado com a conservação: Manter sempre a relação de confiança com o terapeuta, pois sem isso não há tratamento. Também deve-se evitar a contaminação através da opinião de outras pessoas.
Indicações técnicas: A GT é uma abordagem que se baseia na fenomenologia, logo, é tratada de forma a considerar o que acontece no aqui e agora da vida do sujeito, entre suas relações e entre ele e o terapeuta. A GT causa mudança de comportamento e auto-conhecimento gerada pela awareness, a qual só é alcançada quando estabelecido o contato com o sintoma. Na maioria das vezes a GT causa uma completa mudança de visão de mundo, logo de vida.
Prazo de validade: A GT não possui um prazo determinado para término do tratamento. Isso dependerá da evolução do cliente e em acordo com o terapeuta.
Cuidados na administração: Este cuidado deverá ser do terapeuta, o qual observará a resposta do cliente ao tratamento, a fim de que perceba se pode ou não ir mais adiante e mais fundo, através de intervenções ou com o uso de experimentos.
Interrupção do tratamento: Isso poderá acontecer por parte de ambos, mas é mais freqüente que o cliente faça isso por diversos motivos: financeiro, por falta de tempo, ou por não ter mais condições emocionais. O terapeuta deverá estar preparado.
Cuidado com a ingestão com outras substâncias: Caso haja a necessidade de se utilizar diferentes técnicas para se alcançar a melhora do cliente e evolução do tratamento, é permitido desde que isso seja feito com muita prudência e responsabilidade. Não é permitido misturar a GT com técnicas não aceitas ou regulamentas pelo CRP. Pode-se utilizar de técnicas como as da TCC.
Contra-indicações e precauções: Não é indicado para clientes que não possam pagar e, como precaução, o terapeuta deve cobrar os pagamentos de forma antecipada.
Reações adversas: Choro, alegria, entusiasmo, dor, medo, confiança, esperança, crescimento, mudanças surpreendentes de comportamento e de vida, decepção consigo mesmo, dúvidas e certezas.
Informações técnicas/ mecanismo de ação: Os mecanismos de ação da GT através do terapeuta poderão ser: atenção dirigida ao cliente, presença pessoal e verdadeira do terapeuta, experimentos que permitam o contato, relaxamento, textos e histórias que ajudam a alcançar a awareness do cliente.
Advertência: Deve-se observar que a GT não é consulta de aconselhamento entre amigos, não se mistura com abordagens não permitidas pelo Conselho que regulamenta a profissão de psicólogo.
Posologia: Dependendo do caso, a GT poderá ser administrada muitas vezes durante a semana. Na maioria dos casos é realizada semanalmente ou quinzenalmente
Indicações: É indicado a todos que se encontram paralisados em alguma área de sua vida, que necessitem de ajuda para caminhar e até mesmo para decidir que caminho tomar, e para quem busca o auto-conhecimento. Também é indicado ao terapeuta, o qual deve se preocupar com sua saúde mental e equilíbrio emocional para que seja possível o bom tratamento do cliente.
Superdosagem: Não há casos de problemas causados por tratamentos de longo prazo ou por pessoas que por algum motivo necessitem de doses extras. Apenas tem que se observar se há dependência do cliente a ação do terapeuta.
Laboratório: GESTWAY
Farmacêutica: Cristiane Sathler